PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS


Da maneira como é concebida, a análise SWOT permite às organizações estabelecerem uma visão conjunta e integrada de seu negócio, pois combina a análise dos recursos internos da empresa com a análise do ambiente externo. Dentro desse contexto, identifique a correspondência correta:

1- Forças (Strengts)

2- Fraquezas (Weaknesses)

3- Oportunidades (Opportunities)

4- Ameaças (Threats)

 

(  ) Referem-se às deficiências internas que inibem a capacidade de desempenho da organização e devem ser superadas para evitar a insolvência. Variáveis internas e controláveis, que propiciam uma condição desfavorável em relação ao ambiente.

 

(   ) Tendências ambientais que podem ser positivas para a sobrevivência da organização, quando bem aproveitadas. Variáveis externas e não controláveis, que permitem à empresa criar vantagens competitivas.

 

(  ) Variáveis internas e controláveis de que dispõe a organização (recursos, capacidades, competências) para explorar as oportunidades e minimizar as ameaças.

 

( ) Tendências ambientais com consequências potencialmente negativas. Variáveis externas e não controláveis que podem colocar a organização em risco.


3,2,4,1


1,3,4,2


2,4,1,3

 


1,4,3,2


2,3,1,4

Uma maneira bastante comum de se apresentar os resultados da análise SWOT é mediante a utilização de uma matriz que cruza: análise do ambiente interno (forças e fraquezas) x análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças). Após identificar cada um dos elementos, a organização deve traçar estratégias para minimizar as fraquezas e ameaças, potencializar as forças, e aproveitar, da melhor forma possível, as oportunidades identificadas no cenário em que empresa atua. Assinale a opção abaixo que NÃO se configuraria, dentro de uma análise SWOT, como um exemplo de oportunidade:

 


Aparecimento de novas tecnologias que agregam valor ao produto e que podem ser incorporadas ao negócio da empresa.


Falência do principal concorrente da empresa.


Redução da taxa de juros e expansão da economia.


Facilidade de oferta do produto da empresa em novas praças/ setores (demanda em expansão).

 


Facilidade de entrada de novos concorrentes no setor.

A definição dos objetivos é uma etapa imprescidível do processo de planejamento estratégico. No entanto, definir objetivos, por si só, não é suficiente. É fundamental que a empresa avalie, de maneira concreta e consistente, o quão distante encontra-se de alcançá-los. Para tanto, é importante traçar metas. A meta refere-se ao “objetivo quantificado”. De acordo com o que foi aprendido ao longo do capítulo acerca dos elementos que compõem uma “meta”, identifique a situação abaixo que exemplifica de maneira correta (e completa) uma meta organizacional:


Aumentar as vendas do produto A até 15/06/2018.


Reduzir as despesas administrativas em 15%.


Aumentar a margem de contribuição do produto B, de 29% para 38%.


Aumentar o índice de satisfação dos clientes, que atualmente encontra-se em 65%, até 31/12/2017.

 


Reduzir o custo unitário de produção, de R$5,20 para R$4,50, até 31/01/2018.

Conforme apontam os autores Sobral e Peci (2008), a formulação estratégica, quando não implantada adequadamente, pode se restringir a apenas uma boa intenção. Em outras palavras, quando a implantação falha, dificilmente a organização alcança os resultados pretendidos. Embora não exista um modelo único de implantação, alguns fatores costumam ser críticos nessa etapa e, portanto, devem ser considerados. Acerca dos fatores que impactam no processo de implantação da estratégia, assinale a alternativa falsa:


Dependendo do conjunto de crenças em que as organizações se baseiam, elas tendem a responder com estratégias distintas diante de uma mesma situação.


A questão da cultura organizacional é um dos principais fatores que podem influenciar ou dificultar a implantação das ações estratégicas de uma empresa.


A forma como os líderes coordenam o processo de implantação da estratégia afeta diretamente nos resultados. Dentre outras funções, cabe às lideranças o papel de disseminar na organização as informações estratégicas relevantes e também motivar as equipes a alcançar os resultados traçados.


A cultura organizacional relaciona-se com os valores da empresa, portanto é imutável. A organização deve cuidar para que a questão cultural não seja afetada quando uma nova estratégia é traçada. A empresa só deve traçar estratégias que estejam alinhadas com a cultura da organização.


Para que a organização obtenha sucesso na etapa de implantação, é fundamental que busque o alinhamento entre a estratégia e a sua estrutura organizacional.

Identifique a correspondência correta:

1 - Planejamento Estratégico

2 - Planejamento Tático

3 - Planejamento Operacional

 

(   ) Planejamento focado no nível de uma unidade ou de um setor (marketing, recursos humanos, setor financeiro, etc). Trabalha com a decomposição dos objetivos e estratégia geral. Orientação é de médio prazo.

 

(   ) Planejamento focado nas atividades do dia-a-dia da empresa. Desdobra-se em planos e procedimentos operacionais que, em geral, são elaborados pelos próprios supervisores de área. Orientação é de curto prazo.

 

(   ) Planejamento focado em objetivos e estratégias que afetam a organização como um todo. Demanda forte análise do ambiente externo. Orientação é de longo prazo.

 


2,3,1


2,1,3


1,2,3


3,1,2


1,3,2

Conforme aponta Oliveira (2010), em função do nível hierárquico organizacional, é possível definir três tipos de planejamento: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. Diante desse contexto, indique qual dos elementos abaixo não é típico do Planejamento Estratégico:


Norteia decisões e ações do planejamento no nível tático e operacional.


Relacionado com a estratégia geral da empresa e com os objetivos de longo prazo.


Focado nas atividades rotineiras e na elaboraçãos dos procedimentos operacionais.

 


Envolve diretrizes que partem da alta administração da empresa (cúpula organizacional).


Análise dos fatores ambientais internos e externos à organização.

Na medida em que o contexto organizacional tornou-se cada vez mais dinâmico e competitivo, a função de Planejamento assumiu um papel de destaque dentro das empresas. Ao estabelecer um planejamento, as organizações assumem uma postura mais proativa em relação ao futuro e buscam meios de reduzir as incertezas envolvidas em seu processo decisório. Identifique abaixo a alternativa que melhor descreve as atribuições da função Planejamento:


É a função da administração responsável por padronizar a estrutura operacional da empresa, mediante a definição e atualização dos procedimentos operacionais.

 


É a função da administração responsável por motivar, orientar e liderar pessoas dentro da organização.


É a função da administração responsável pela divisão das atividades de trabalho e definição da estrutura organizacional.


É a função da administração responsável por definir os objetivos organizacionais (“o que deve ser feito”) e por estabelecer os planos que viabilizam tais objetivos (“como deve ser feito”).


É a função da administração responsável por alocar os recursos de pessoal dentre os diversos departamentos, de forma a otimizar os resultados.

Ao inciar um Planejamento Estratégico, a organização deve se preparar para executar uma série de passos em prol de se obter os resultados pretendidos. Identifique abaixo a opção que melhor sintetiza as etapas relacionadas ao Processo de Planejamento Estratégico:


Análise do ambiente organizacional interno. Mapeamento e redesenho dos processos internos. Elaboração do organograma. Acompanhamento dos projetos estratégicos. Monitoramento do fluxo de caixa da empresa.


Definição da missão e visão da organização. Análise do ambiente organizacional (interno e externo). Mapeamento e redesenho dos processos internos. Revisão dos padrões de produção. Controle diário da produtividade.

 


Definição da missão e visão da organização. Análise do ambiente organizacional (interno e externo). Formulação e implementação da estratégia de longo prazo. Implantação dos controles estratégicos.


Definição da missão e visão da organização. Análise do ambiente organizacional (interno e externo). Mapeamento e redesenho dos processos internos. Elaboração do organograma. Controle diário da produtividade.


Definição da missão e visão da organização. Análise sistemática dos indicadores de vendas. Revisão da política de preços. Monitoramento do fluxo de caixa da empresa.

Enquanto no nível corporativo a questão estratégica prioritária é definir em quais negócios atuar, no nível da unidade de negócio, a pergunta adequada é "Como competir no negócio escolhido?”.  Uma empresa diversificada pode adotar estratégias diferentes para cada uma de suas unidades de negócio. O conceito de unidade estratégica de negócio (UEN) foi concebido pela empresa General Electric (GE) para auxiliar na gestão de seu portfólio. Dentro desse contexto, identifique abaixo a opção que melhor define o conceito de unidade de negócio:


Uma unidade de negócio é um subsistema organizacional que tem um mercado, um conjunto de concorrentes e uma missão diferente dos demais subsistemas da organização.


Cada organização possui apenas uma única unidade de negócio, que envolve os principais produtos e serviços ofertados.

 


Uma unidade de negócio é um elo da cadeia produtiva da empresa, e se divide em: produção, armazenamento, venda e distribuição.


Cada um dos setores da empresa (tais como setor financeiro, setor de recursos humanos, setor comercial, etc) pode ser compreendido como uma unidade de negócio.


Uma unidade de negócio surge a partir de uma aliança estratégica entre duas ou mais empresas.

Na medida em que as organizações se desenvolvem e obtêm sucesso em seus negócios, muitas acabam por optar pela ampliação de seu escopo de atuação. Conforme aponta Wright et al. (2000), no nível da estratégia corporativa, diversas são as opções de estratégias de crescimento de que as organizações dispõem: fusões, alianças estratégicas, integração vertical, integração horizontal e diversificação horizontal. Diante desse contexto, identifique abaixo a correspondência correta:

 

I. Envolve o crescimento por meio da aquisição de outras organizações dentro do canal de distribuição. O objetivo é obter maior controle sobre uma linha de negócios. Exemplo: uma empresa do ramo alimentícios, que produz alimentos congelados, adquire um frigorífico para fornecer a carne que será utilizada nos congelados comercializados.

II. Ocorre quando uma empresa adquire outra de um setor externo a seu campo de operação atual. Exemplo: uma empresa do ramo de construção civil adquire uma empresa do ramo agropecuário.

III. Ocorre quando duas ou mais empresas, em geral de porte similar, se unem para formar uma nova organização. Exemplo: duas empresas do ramo de aviação, de porte similar, se unem para criar uma empresa estrategicamente mais competitiva no mercado.


Fusão, integração vertical e diversificação horizontal.


Diversificação horizontal, integração vertical e fusão.

 


Fusão, integração horizontal e aliança estratégica.


Integração vertical, diversificação horizontal e fusão.


Aliança estratégica, fusão e integração vertical.

Páginas: 1234